Eu tenho o meu próprio kit. E você?

Eu tenho o meu próprio kit. E você?

sábado, 19 de maio de 2012

19 de maio: Dia Internacional das Hepatites

Hoje, 19/05, é o Dia Nacional de Luta contra as Hepatites Virais. O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro receberá nesta noite uma iluminação especial em amarelo e vermelho para alertar toda a população sobre os riscos da hepatite C

Se contrai hepatite C através do contato com sangue contaminado em transfusões, uso de materiais não esterilizados seja por dentista, manicures, pedicures e estúdios de tatuagens piercings. Compartilhar escovas de dente, lâminas de barbear, seringas, de escovas de dentes podem favorecer a transmissão da doença.

De acordo com a Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite, cerca de 3 milhões de brasileiros portadores de algum tipo de hepatite viral, apenas 5% sabem que estão doentes. Para quem ainda não fez o exame,o SUS faz gratuito. 
 Não fique na dúvida, não perca tempo. Vá fazer o exame!

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Um mês de tratamento interrompido

Olá!

No último 04/05 fez 1 mês que interrompi o tratamento com o Interferon Peguilado e a Ribavirina.

Todos os dias vasculho a web para buscar informações e novas notícias sobre os inibidores de protease.

Estou aguardando o SUS retornar da greve para descobrir se tenho opções e que caminho deverei tomar daqui pra frente.

No geral, estou bem. Não sei dizer se ainda sinto os sintomas das drogas que tomava, mas meu cabelo ainda cai bastante. Aquela irritabilidade que me consumia há semanas desapareceu, finalmente! Não tive mais insônia e durmo bem. 

domingo, 29 de abril de 2012

Relatório: Inibidores de Protease (Boceprevir e Telaprevir) para o tratamento da Hepatite Crônica C

http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/Rel_IP_HepatiteC.pdf

Foi publicado agora no mês de Abril de 2012, na página do Ministério da Saúde - Secretaria da Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos um Relatório de Recomendação da Comissão Nacional de Incorporação e Tecnologias no SUS - Conitec -01, sobre os Inibidores de Protease (Boceprevir e Telaprevir) para o tratamento da Hepatite C Crônica.

O relatório de 87 páginas, "define os critérios e prazos para a incorporação de tecnologias no sistema público de saúde. Define, ainda, que o Ministério da Saúde, assessorado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias – CONITEC, tem como atribuições a incorporação, exclusão ou alteração de novos medicamentos, produtos e procedimentos, bem como a constituição ou alteração de protocolo clínico ou de diretriz terapêutica", além disso, explica com detalhes o perfil de pacientes que receberão o tratamento com inibidores de protease.

Uma notícia que certamente desagradará a muitos, é que os portadores de fibrose ≤ F2 deverão receber o tratamento convencional (peginterferona + ribavirina). Se não não responderem ao tratamento, devem aguardar o desenvolvimento de novos antivirais.

A indicação de inibidores da protease no SUS considera dois grupos de pacientes: a) retratamento daqueles que não responderam ao tratamento convencional no passado; b) pacientes em seu primeiro tratamento que não atingiram resposta virológica completa avaliada na semana 4 e/ou na semana 12.

De forma geral, na ausência de contra-indicações ao uso de inibidores da protease, sua introdução para o retratamento está recomendada para pacientes que obedecem TODOS os seguintes critérios:

1. Monoinfecção com HCV;
2. Genótipo 1; 3.Fibrose hepática avançada (F3 ou F4) ou evidências por métodos de imagem ou endoscópicas de cirrose;*
4. Doença hepática compensada;
5. Pacientes recidivantes, resposta parcial ou nulos de resposta ao tratamento peginterferona e ribavirina;
6. Ausência de tratamento prévio com IP.

Qualquer um dos inibidores da protease registrados no Brasil (telaprevir ou boceprevir) está indicado para o tratamento de pacientes monoinfectados pelo HCV, Genótipo 1, condicionado ao medicamento de menor custo nas seguintes situações:
1- Pacientes com classificação histológica F3 em retratamento, exceto os nulos de resposta;
2- Pacientes com classificação histológica F3 em seu primeiro tratamento e que não atingem resposta virológica completa na semana 4 e/ou 12, exceto os nulos de resposta.

Em síntese, as indicações para estes medicamentos no SUS são:

1- Telaprevir para pacientes cirróticos, definido por biópsia hepática com classificação histológica F4 ou sinais endoscópicos e/ou de imagem indicando cirrose, que estejam: a) em retratamento ou b) em seu primeiro tratamento não atingindo resposta virológica completa na semana 4 e/ou 12;
2- Telaprevir para pacientes nulos de resposta ao tratamento convencional quer sejam F3 ou F4;
3- Boceprevir como alternativo nas situações descritas nos itens 1 e 2 deste quadro, em caso de intolerância ao telaprevir que exija sua interrupção;
4- Boceprevir ou Telaprevir em pacientes F3 em retratamento ou em seu primeiro tratamento quando não atingem resposta virológica completa na semana 4 e/ou 12. A definição do Ministério da Saúde dependerá de negociação de preço e será escolhido para este grupo o medicamento de custo mais baixo.

O relatório está em .pdf. Para obtê-lo acesse o site do Portal da Saúdehttp://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/Rel_IP_HepatiteC.pdf

sábado, 28 de abril de 2012

SUS em greve

E a consulta marcada para o último 26/04 foi cancelada. O SUS está em greve e sem previsão de retorno.

Me recomendaram telefonar esporadicamente para me atualizar sobre o término da paralisação, para daí sim, remarcar uma nova consulta.

Infelizmente terei que esperar. 
Triste!

:o(

terça-feira, 24 de abril de 2012

Campanha das hepatites - Maio de 2012



Veja o material que será distribuído em: http://www.hepato.com/campanha_2012.html 

Participe da Campanha 2012 de divulgação das hepatites no mês de maio. 

Pelo 10º ano consecutivo a sociedade civil organiza o movimento do mês de maio, originalmente chamado de Dia Internacional das Hepatites, realizado no dia 19, mas agora ampliado para toda a segunda quinzena do mês, passando a ser chamado de MAIO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO NAS HEPATITES. 

 O mês de maio como MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO NAS HEPATITES já foi decretado como data oficial pelo governo dos Estados Unidos. Outros países estão no mesmo caminho. 

No dia 28 de julho será comemorado o Dia Mundial fixado pela OMS, mas como em julho os países de Europa e América do Norte estão no período de férias de verão fica difícil realizar grandes atividades, a repercussão é pequena, motivo pelo qual acharam por bem manter as tradicionais atividades de maio.

Podem organizar campanhas de divulgação, alerta e conscientização as associações de pacientes, postos de saúde, centros de testagem, hospitais, universidades, clubes, empresas e voluntários individuais. Os que estiverem interessados podem requisitar material impresso. Este ano dispomos de um folheto explicativo para hepatite B, outro para hepatite C, um banner e um cartaz alertando sobre a necessidade de na próxima consulta realizar os teste. O cartaz chama a atenção para a hepatite C, mas quem testa uma acaba fazendo testes das hepatites A, B e C. 

Fazer um cartaz misturando todas as hepatites confunde. Estamos decidindo em que mês será distribuído um cartaz alertando sobre a hepatite B. O material que será distribuído pode ser visto nos seguintes links: 

SUS em greve?

Recebi uma ligação do SUS na semana passada recomendando que antes de eu ir à consulta marcada no próximo dia 26/04, eu primeiramente checar se o SUS ainda estaria em greve.

Puxa vida, mais essa agora? Eu continuo sem opção, e essa consulta talvez possa me mostrar o caminho a  tomar...

De saúde estou relativamente bem. Os sintomas de irritabilidade passaram, mas o stress no trabalho ainda é grande. Meu cabelo continua caindo bastante (fui ao cabeleireiro na semana passada e ele notou que estou com muita queda. não falei nada pra ele sobre minha doença).

Caí em tentação nesse final de semana. Não resisti e na última sexta tomei uma cervejinha, e no domingo pedimos uma pizza, e tomei duas taças de vinho. Fiquei com um enorme peso na consciência e prometi pra mim mesma não colocar nada de álcool na boca!

Sinceramente confesso que é muito difícil abdicar dos prazeres da vida, e o vinho é um deles. Bebemos por prazer, mas sem exageros. Eu e meu marido adoramos vinho e temos alguns belos exemplares guardados. Ele acaba não tomando por solidariedade a mim. Ele está comigo e isso me conforta!