Chegou o grande dia!
Fui ao CRT com o meu marido para retirar os comprimidos de Ribavirina e tomar a 1ª injeção de Interferon Peguilado (Pegasys).
O atendente muito atencioso verificou minha papelada e explicou todos os procedimentos durante os 11 meses de tratamento. Disse que eu poderia tomar as injeções lá mesmo no CRT ou levar para casa as 4 doses do mês para eu mesma aplicar. Para isso, bastava eu trazer um isopor pequeno (as doses precisam ser refrigeradas). Como eu não sabia e não tinha certeza de nada, preferi claro tomar as primeiras injeções no próprio CRT para depois me decidir. Ele ainda me perguntou o dia que escolhi para tomar as injeções, e explicou dos possíveis efeitos colaterais e de toda assistência que o CRT para no caso de esses efeitos causarem desconfortos como anemia, perda de peso, depressão, etc. Disse que eu deveria tomar muita água, pois amenizaria os efeitos colaterais. Por fim, anotou minha altera e peso (1,74m e 71kg).
Para o mês, ele me entregou 120 cápsulas da Ribavirina, que eu deveria tomar 4 por dia, junto com as refeições (duas no café da manhã e duas no jantar). Depois, me entregou a caixinha do Pegasys.
Papelada carimbada e munida de todas as informações, ele me indicou a enfermaria e lá fui eu tomar a 1ª dose das 44.
Com tamanha ansiedade, cheguei à enfermaria. Uma das enfermeiras, muito atenciosa explicou em detalhes como seria o tratamento, as aplicações e os procedimentos que eu deveria adotar dali pra frente. Ela perguntou se eu iria sempre tomar as injeções ali. Se sim, eles abririam uma ficha de acompanhamento e em cada aplicação, verificariam minha pressão arterial, minha temperatura e peso. Eu seria acompanhada durante todo o tratamento. Como eu não tinha certeza e até cheguei a pensar na hipótese de me auto-aplicar, eu preferi ver como são as aplicações para depois decidir. Combinei que na 4ª aplicação eu viria com a decisão tomada.
Foram medidas minha pressão (11,8), a temperatura (36,6ºC) e peso (71,8kg).
Por se tratar de uma injeção subcutânea, me foram mostrados os pontos do corpo em que se pode fazer a aplicação: coxa, superfície externa do braço, abdome (exceto umbigo e cintura). O local da aplicação é sempre variado. Por exemplo: no mês serão quatro injeções. A primeira no abdome direito (ao lado do umbigo), a segunda no abdome esquerdo, a terceira no braço direito e a quarta no braço esquerdo. Depois inicia novamente. A aplicação é feita no local onde se apresenta maior camada de gordura.
A primeira aplicação foi no abdome direito. Com uma agulha bem fininha e curtinha. Não senti nada e foi super tranquilo. A enfermeira explicou que dentro de alguns dias eu ficaria com uma coloração rosada no local da aplicação, que permaneceria por semanas. Explicou também os efeitos colaterais e que deveria tomar muita água.
Saí dali confiante e com um contador em mente: menos 1 dia de tratamento!