Eu tenho o meu próprio kit. E você?

Eu tenho o meu próprio kit. E você?

sábado, 5 de abril de 2014

Regressão da fibrose hepática (?)

Em fevereiro passado realizei a Elastografia Hepática Transitória (EHT+CAP) na Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite (ABPH), para saber como estava meu grau de fibrose (post aqui). 

O resultado do exame foi surpreendente, porque o grau de fibrose regrediu de Metavir F3 para Metavir F0!!!! 

Mas deixe-me explicar melhor. Após eu ter feito o exame na ABPH e constatar por duas vezes Metavir F1, fui encaminhada a um outro laboratório, dessa vez para fazer uma Ultrassonografia de Fígado com Elastografia para confirmar o resultado. Tal qual foi a minha surpresa - novamente - quando o resultado foi: "Elastografia ARFI compatível com fibrose hepática grau zero".

Essa regressão é algo que deixou a mim e minha família perplexos no bom sentido, claro!

Na semana seguinte consultei-me com meu infectologista e apresentei os resultados. Ele não deu nenhum parecer concreto e pediu que eu fizesse os seguintes exames:

  • Alfa feto Proteína
  • Bilirrubinas totais e frações
  • Gama GT
  • Glicemia Jejum
  • Hemograma
  • TGO/TGP
  • TSH
  • Vitamina D
  • Proteinas Totais e Frações
  • PCR Quantitativo em tempo real 

Minha consulta com meu médico é em duas semanas. Em breve terei novidades e compartilharei mais detalhes.

Até lá!

4 comentários:

  1. Nossa Helena! Que noticia fantástica.
    Se isso se confirmar é um caso desafiador a medicina. Mesmo após tantas pesquisas afirmarem a regressão da fibrose, ainda há médicos reticentes em afirmar que as cicatrizes permanecem. Você fez um tempo curto de tratamento e teve um resultado surpreendente destes, acredito que haja algo mais em seus hábitos que auxiliaram nessa regressão. De toda forma, serve de estimulo pra nós que estamos em busca da cura, até porque o tempo que o sus demora a encaminhar os pacientes para tratamento contribui para agravar nosso estado de saúde. Estamos ansiosos para maiores detalhes vindos de você, para tentar seguir seu modelo de suplementacao de vitaminas, estilo de vida, claro sob supervisão medica, que possa trazer melhoras em nossa condição e nos manter vivos até que o sus enfim, cumpra o seu papel.
    Um grande beijo e agradecemos por sua contribuição!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nina. Tudo bem?

      Sim, foi uma notícia fantástica!
      Quando eu recebi os resultado, pensei a mesma coisa sobre ser um caso desafiador. Mas a realidade não pareceu ser como eu imaginava. Senti uma certa desconfiança por parte do meu médico. Eu fazia muitas perguntas, mas ele não concluía nada. Curiosa do jeito que sou, vou buscar uma segunda opinião pra saber mais a respeito.

      Sem dúvida que meus hábitos contribuíram. Acima de tudo ter uma cabeça boa é também fundamental.
      Atualmente não tomo nenhuma medicação. A última suplementação foi a vitamina D, mas já parei. Mas acredita que há uns 2 anos não sei o que é um resfriado? Me alimento bem, reduzi o açúcar e durmo muitíssimo bem. Um dos meus prazeres é o café e o suco de uva integral sem álcool (tomo puro). Eu também AMO vinho e de vez em quando (não façam o que eu faço) tomo uma tacinha. rs

      Sobre o retratamento, como eu pretendo engravidar neste ano, deixarei para depois. Tenho certeza que até lá, novas drogas menos agressivas chegarão por aqui. Enquanto isso, vou me cuidado, me informando, e ainda que pouco frequente, compartilhando com vocês.

      Um grande beijo!

      Excluir
  2. Ola, meu pai esrestá com o fígado fibroso. Poderia me informar o seu tratamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Clicia. Tudo bem?

      Fiz o tratamento em janeiro/11 pelo SUS com Interferon e Ribavirina. Mas como não respondi, o tratamento foi interrompido.

      Passados tantos anos, há novos medicamentos chegando, mais eficientes e menos agressivos. Procure seu infectologista para saber mais.

      Abraços!

      Excluir